Tweetar
Número 5 - 2013

A Educatrix é uma revista
que propõe discutir práticas
e tendências pedagógicas,
podendo, assim, contribuir
para a construção de uma
educação de qualidade. Por
isso, é distribuída gratuita-
mente. para educadores de
todo o Brasil.

SUMÁRIO

  • SAIBA +
  • . O Futuro da Educação está nas nuvens

 

  • ZOOM
  • . O aluno e a assustadora realidade do mundo

 

  • FIO DA MEADA
  • . Das corridas de cavalo às redes digitais

 

  • RETRATO
  • . Brincando para a liberdade

 

  • CARTAS

 

  • PERSPECTIVA
  • . Lugar certo, na hora certa

 

  • PLENOS E SABERES
  • . Tempo, uma questão filosófica

 

  • CONEXÃO
  • . É tempo de rever o tempo da escola

 

  • LINHA DE RACIOCÍNIO
  • . Conflito de gerações na escola e o papel das novas tecnologias

 

  • NA TELA
  • . Múltiplas Leituras

 

  • PANORAMA
  • . Contos e Minicontos: Literatura em alguns caracteres

 

  • FOCO
  • . Produção de texto e geração "Tudo junto agora e ao mesmo tempo"

 

  • POR DENTRO
  • . Afinal, é possível desenhar o tempo?

 

  • PENSAMENTO ACADÊMICO
  • . Ensinar a turma toda a promover a inclusão

 

  • TENDÊNCIAS
  • . Está na hora de usar os neurônios!

 

  • CIDADANIA
  • . Plantar conhecimento para colher aprendizagem

 

  • GESTÃO ESCOLAR
  • . Gestão de um bom clima

 

  • FAVORITOS
  • . Leitura, Inspiração e Diversão

 

  • TRAJETÓRIA
  • . Rudolf Steiner: Um pensador a frente de seu tempo

 

Publicação semestral
ISSN 2447-4991


CONSELHO EDITORIAL
Ângelo Xavier
Ivan Aguirra
Sônia Cunha de Souza Danelli
Solange Petrosino

INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL
Editora Moderna
Rua Padre Adelino, 758
São Paulo/SP - CEP: 03303-904

Dúvidas e atendimento:
0800 17 2002
moderna@moderna.com.br
facebook.com/editoramoderna

CONEXÃO
É TEMPO DE REVER O TEMPO DA ESCOLA
O modelo de educação formal vem sendo adaptado para suprir as necessidades dos alunos de hoje, mas ainda apresenta barreiras a superar. Enquanto não há uma reforma educacional, é preciso que os professores aceitem este desafio.

PERSPECTIVA
LUGAR CERTO, NA HORA CERTA
O planejamento efetivo dos tempos e espaços, no dia a dia da Educação Infantil, permite ao professor potencializar o desenvolvimento das crianças e transformar a percepção da sala de aula.
POR DENTRO
AFINAL, É POSSÍVEL DESENHAR O TEMPO?
Ordenar o tempo é uma atividade tão antiga quanto a humanidade. Por meio de uma linha do tempo, é possível identificar processos de anterioridade, simultaneidade e posterioridade. Sua abordagem pedagógica permite inúmeras possibilidades em sala de aula.
PENSAMENTO ACADÊMICO
ENSINAR A TURMA TODA E PROMOVER A INCLUSÃO
Um dos grandes desafios pedagógicos é ensinar uma turma heterogênea. E, ao contrário do que se pensa, a melhor forma de respeitar as diferenças dos alunos é justamente oferecer um mesmo ensino à turma toda.
OUTRAS EDIÇÕES

Número 1 - 2011

Número 2 - 2012

Especial Número 1 - 2012

Número 3 - 2012
 

Número 4 - 2013

Número 5 - 2013

Especial Número 2 - 2014

Número 6 - 2014
 

Número 7 - 2014

Número 8 - 2015

Especial Número 3 - 2015

Número 9 - 2015
       

Número 10 - 2016

Número 11 - 2016

Número 12 - 2017

Número 13 - 2017
 
 

Número 14 - 2018